Quem é mulher já precisa enfrentar o típico mau humor das TPMs... Uma raiva incontrolada acompanhada de uma tristeza estranha e umas sensações esquisitas que nos fazem chorar em.propaganda de fertilizantes. Sim... TPM é o fim!!! Nunca encare mulher nessas épocas, nunca. Devia haver um decreto que nos enviasse para uma ilha deserta por esses dias. Mas... Não é sobre TPM que vamos falar. É sobre o mau humor que acompanha quem faz dietas.
Algumas pessoas e alguns textos que li tentavam narrar motivos até mesmo fisiológicos para explicar o mau humor. Dizem que baixa ingestão de carboidrato pode aumentar o mau humor (juro que quando o meu mau humor passar eu explico direitinho). Pois bem, não sei de vocês, tudo que li aponta que é difícil abandonar velhos hábitos.
Quem é dependente químico por exemplo passa pelas abstinências, e sofre com estresse e depressão. Com a gente não podia ser diferente. Porque abrir mão de tudo que é gostoso não é mole. Eu sei que por mais que eu faça exercícios e dieta mais tenho notado a presença do mau humor (já pensou quando eu estiver na TPM?). Fico nervosa e agitada com freqüência, tenho vontade de matar o gari porque não recolheu o lixo direito e meu senso de justiça pode chegar as vias de fato.
Um grande amigo, que está no programa e não vou citar o nome, sempre foi.muito bem humorado mas ele admitiu que ver as outras pessoas cosumindo as coisas que ele gosta e ele ter optado por não comer k irrita. Que quando chega em casa e vê as crianças acabando com um pote duplo de sorvete o deixa nervoso. Que quando os amigos o chamam para aquela cervejinha com tira gosto a vontade que ele tem é de desistir. O problema é que ele esta 45kg acima de seu peso, e a saúde anda em corda bamba e que ele precisa mudar.
Dizer não as coisas que mais se gosta é doloroso sim, é como optar por tomar uma injeção ao invés de comprimido. Quem faz isso meu Deus?
Simples: quem precisa se curar. Sim. A GENTE É DOENTE SIM. Temos ou tivemos esse excesso de peso nos privando de muitas outras coisas triviais. Mesmo que a gente deseje que todos a nossa volta entendam a dieta e que pudessem compartilhar nossos objetivos não podemos obrigá-los a isso e nem tão pouco a conviver com nosso mau humor eminente.
Mas infelizmente você vai ter que aprender com ele e vai ter que conviver com esse incomodo companheiro. Pois ele não vai embora fácil.
Nas minhas leituras descobri que alguns alimentos favorecem o "bom humor", e sim podem nos ajudar. Porém eu acho que é mais coisa nossa mesmo. As mudanças de cardápio e de hábitos entra na nossa vida como uma bactéria e é logico que l nosso corpo iria reagir. Nossa cabeça não muda tão facilmente.
Me mandaram algumas dicas para manter o bom humor ou pelo menos não aumentar o mau humor:
1) Não permanecer longos períodos s.se alimentar (glicose muito baixa potencializa o mau humor);
2) Manter uma alimentação balanceada e variada;
3) Evitar gorduras em excesso;
4) Evitar o açúcar, a cafeína e o álcool pois eles causam uma sensação de euforia, porém é breve e logo pode gerar desequilíbrio emocional.
Conforme matéria de Bruna Pinheiro, Nutricionista no site Dieta e Saúde.
Bem, amigos, eu sei o que é isso e estou atravessando junto com vocês esses amargos dias mau humorados. Espero não ter piorado o seu com esse texto enorme, juro que tentei ser suncita e breve, mas não sei bem fazer isso.
Assim me despeço. Na esperanças de dias melhores, um corpo mais magro e uma mente mais tranquila.
Amém?
Chris Dionízio
0 comentários:
Postar um comentário
E aí, gostou? Então me diga o que achou. Sua opinião é muito importante para nós!!!
Equipe +100d